Arrancar bife”, cortar “bem fundinha” e ficar por muito tempo torcendo para não sangrar nenhum dedo com o alicate … expressões e desejo exclusivamente brasileiros. Como assim? Bom, o hábito de cortar as cutículas é um hábito do nosso país. Normal viajar para fora e ficar surpresa ao ver que as manicures gringas nem pensam no alicate. O motivo não é apenas um, na verdade, são vários. Afinal, por que deixar as cutículas intactas? Muita gente é contra isso pois tem a convicção que manicure bem feita é manicure que tira toda a pele em volta das unhas. Eu era assim. #confissões Tirava toda minha cutícula sem dó. Com a prática, cada dia que passava eu tirava menos bifes, mas mesmo assim, nunca estava satisfeita com o acabamento da minha manicure. A pele avermelhada sempre me incomodava e parecia que faltava alguma coisa.
Quando eu comecei o blog, sempre que ia mostrar alguma cor de esmalte, lá ia eu cortar as cutículas e pronto: a pele ficava avermelhada e eu não gostava das fotos. Minha pele é muito branca e qualquer coisinha, já viu, né? – dá pra perceber!
Comecei a pesquisar sobre o assunto (internet, livros, revistas gringas e blogueiras famosas de esmaltes de outros países) e vi que as cutículas, coitadas, eram banidas por aqui sem precisar. “MAS COMO!? Impossível esmaltar com cutícula, impossível limpar os cantinhos com ela, impossível, Dani, impossíveeeeel!” (eu mesma falando comigo…) pois bem, depois de muito insistir, resolvi testar deixar as cutículas no lugar…e…quase 4 anos depois aqui estou, com cutículas (quase que invisíveis) e afirmando pra todo mundo que é possível SIM ter unhas bonitas e com as cutículas no lugar.
Muita leitora aqui do UB também já segue esse caminho e abandonou o alicate, mas tenho várias leitoras e leitores novos chegando e com várias dúvidas sobre esse assunto, então, resolvi fazer esse post com 10 razões para você parar já de tirar as cutículas. Acredite, você consegue =) E é muito (mas muito mesmo) mais fácil do que você imagina! Mas, ANTES de saber como parar de tirar as cutículas, vamos ver 10 razões (existem mais!) para parar com esse hábito? Nossas cutículas, nossa saúde e nosso tempo, agradecem =)
pq-nao-tirar-cuticulas-unha-bonita
Para quem ainda não sabe eu e minhas cutículas temos história, muuitas histórias. hehehe – para saber um pouco mais, é só clicar aqui =) E então que, ao longo de tantas histórias, eu aprendi na prática e com resultados várias coisas sobre as cutículas, portanto, posso numerar as minhas 10 razões para mudar esse hábito, que funcionaram e deram super certo comigo.
1 .As unhas ficam mais fortes e saudáveis
Parece mais um “blá blá blá” mas sim, as cuticulas são protetoras do organismo. Nossas mãos são partes bem contaminadas (mesmo quem lave e higienize as mãos o tempo todo!) imagina então se elas ficam com portinhas abertas para bactérias, vírus e fungos? Pois é, as cutículas viram verdadeiros portais para a entrada de doenças já que a pele tá ali, toda aberta mesmo se não estiver machucada. E, uma vez que as cutículas são cortadas, você está sim pronta para contrair doenças e mais: suas unhas ficam fracas. Fracas porque a matriz das unhas é traumatizada com os cortes e, cada vez, mais se enfraquecem e deixam as unhas frágeis e quebradiças.
2 .A esmaltação é muito mais rápida
Vamos combinar que a parte mais demorada, e chata, é a hora de esperar amolecer a pele e cortar tudo…isso quando não há machucados, né? Pois quando você parar de tirar as cutículas e começa a tratá-las a esmaltação fica muito mais fácil e, consequentemente, mais rápida!
3 O acabamento da manicure fica impecável
E já que nada foi cortado (e machucado) o acabamento fica impecável, sem nenhum “desvio” ou aquela pele avermelhada. Como o contorno das cutículas permanece intacto, o esmalte ganha uma moldura natural e deixa qualquer esmalte ainda mais bonito.
4 .A cutícula permanece fininha e suave…para sempre!
Umas das coisas que eu mais reclamava das minhas cutículas era o quando elas eram grossas. E isso é o sempre ouço de várias leitoras e conhecidos, reclamando da espessura. Eu era descrente disso até eu mesma ver em mim a “mágica acontecer”. As cutículas ficam/são grossas pois o organismo manda a pele se regenerar ali na região pois entende que houve um machucado e a pele precisa crescer de novo para proteger, ou seja, fazer seu papel e ser uma barreira de proteção. Gente, é fato: quanto mais se tira as cutículas, mais elas crescem. Foi só eu parar que as minhas, hoje, são quase que imperceptíveis. Antes eu tinhas as cutículas muito, mas MUITO grossas e ressecadas. Gosto sempre de dar um exemplo, tão prático e comum: vejam as cutículas de um bebê ou de alguém que nunca mexeu nas cutículas: são fininhas e acompanham o desenho das unhas sem parecerem cicatrizes. Claro que se você sempre teve o hábito de usar muito alicate e tem as cutículas bem grossas, não será amanhã que elas ficarão fininhas – demora um tempo, até a pele regenerar por completo e entender que não precisa mais “crescer” por ali. E é aqui que a hidratação é extremamente importante. Posso fazer jabá?! kkk A PrimeCuticle, não é porque é “minha” não, mas me ajudou demais nesse processo. Antes eu usava milhares de cremes, ceras e hidratantes para a pele voltar ao seu estado normal. Depois, quando lancei a Prime, parei de usar todo o resto porque vi que ela sozinha fazia todo o trabalho, e muito bem feito. Além de ter componentes especiais na fórmula que ajudam nessa regeneração e vitalização da pele a Prime ainda tem a pontinha especial que ajuda com uma esfoliação extra-suave, e necessária, que “limpa” a pele morta e faz com que a regeneração seja ainda mais rápida e melhor. #euagarantcchu!
5 .As pelinhas somem
Ahhh, essa era outra coisa que eu tinha pavor: as benditas pelinhas! Quem nunca?! Ainda mais agora no inverno que a pele começa a ficar que nem farofa de tão seca! E a vomtade de puxar as danadas?! E, claro, às vezes eu puxava e doía demais! As pelinhas também são sinais que a pele está se regenerando e também que esta ressecada. Com a Prime, isso parou de vez. Mas, se alguma ainda insistir em aparecer, não puxe: é só cortar o que já “tá por fora” com um alicatinho e pronto, sem traumas e a pele fica calminha.
Comentários
Postar um comentário