O avanço tecnológico na comunicação durante as últimas décadas é indiscutível. Nos dias de hoje é difícil encontrar alguém que não tenha um celular com 3g no bolso, um computador com internet em casa ou algum outro aparelho eletrônico também com acesso à internet. Todo esse aparato tecnológico trouxe muitos benefícios para as pessoas. Com alguns toques no celular você pode conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Pelas redes sociais você fica sabendo das novidades de todas as pessoas do seu círculo de amizade.
Procurar emprego se tornou mais fácil. Vender os seus produtos também. Resumindo: O acesso à informação se tornou muito mais rápido e fácil. A internet democratizou o acesso à informação. Em contrapartida, muito se questiona sobre a mudança que toda essa tecnologia trouxe para a forma que nos relacionamos. O contato visual, a conversa, o contato físico, muitas vezes é deixado de lado e acaba sendo trocado por uma conversa virtual, um jogo online ou então uma busca em um site de busca. Para enriquecer o debate, em opiniões de especialistas sobre o assunto o psicólogo Luiz Antonio Cosmelli, a internet tem de ser avaliada com muito cuidado. Ao mesmo tempo em que ela traz grandes benefícios, pode criar sérios problemas. E com as crianças e adolescentes o cuidado tem de ser redobrado.
"Na internet, o mundo pode parecer lindo, as conversas são ótimas, mas o mundo real não é esse paraíso. É preciso saber que nem todas as pessoas são, na vida real, como aparentam ser na internet. A inserção da internet na nossa realidade foi tão rápida que não deu tempo para acompanharmos e avaliarmos seus benefícios e malefícios. A internet é uma ferramenta ótima para o jovem, só que precisa de um pouco mais de cuidado." afirmou o psicólogo.
Segundo estudo realizado na Universidade de Essex, Inglaterra, a presença de telefones celulares atrapalha as conversas face a face. No experimento, dividiram 74 pessoas em duplas. Metade das duplas conversou sem um celular à vista enquanto a outra metade, ficou com um celular em uma mesa ao lado. Pediram então que todos conversassem durante 10 minutos sobre um acontecimento importante que tivesse acontecido com eles no mês passado. Os resultados foram surpreendentes: As duplas que conversaram sem um celular relataram maior proximidade e mais qualidade na relação do que aquelas que conversaram com um celular por perto. Outro experimento concluiu que as pessoas têm mais confiança para compartilhar coisas pessoais quando não há um celular próximo.
Comentários
Postar um comentário