Boato – Em entrevista para a revista Veja após sua saída do STF, Joaquim Barbosa teria falado “se a população quiser me homenagear, basta não votar no PT”.
Veja, Joaquim Barbosa e PT. Os três são grandes personagens dos boatos que rodam na internet. Tanto que não foram poucas vezes que eles apareceram aqui no nosso humilde blog. A Veja já foi citada no boato da criação da “Bolsa-Prostituição”. Joaquim Barbosa já foi mostrado rasgando a Constituição.
Bem, desta vez um internauta conseguiu reunir os três personagens brasileiros em uma história só. De acordo com uma imagem que circula na internet, a Veja teria uma capa na qual Joaquim Barbosa pede para os eleitores que quisessem homenageá-lo não votar no PT. Leia as mensagens que diz a “capa da Veja”.
Brasil desprotegido
“se a população quiser me homenagear, basta não votar no PT”
Depois de lutar contra o esquema esquerdista de trabalho, Barbosa dispara…
Uma olhada rápida e pode-se perceber que a capa está, no mínimo, estranha. Primeiramente, o tamanho do logo da Editora Abril o formato da página e capa com apenas uma matéria mostram que provavelmente a capa não é real. Além disso, há também o detalhe de que a data da publicação está em julho de 2014. Ou seja, será que a revista foi publicada no futuro?
Muitas pessoas (tanto de direita como de esquerda) ligam a posição que Joaquim Barbosa assumiu no processo do mensalão como se ele fosse de direita. Na realidade, ele agiu com a mesma postura que agiu em muitos dos processos do STF: com mais rigidez do que a maioria dos seus colegas.
Sobre a declaração. Joaquim Barbosa nunca falou isso. A prova disso é uma recente entrevista que o futuro ex-ministro do STF deu para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo em 2012. Ele aponta que votou tanto em Lula em 2006 como em Dilma em 2010, períodos ele já era relator da AP 470, o mensalão. Apesar disso, o Brasil 247 caiu no jogo e um de seus colunistas comentou o que Barbosa nunca havia comentado.
Em resumo, a montagem é mais um boato que circula a internet. Isso não quer dizer que Barbosa vai votar no PT novamente nesta eleição. Só significa que ele não se sentirá homenageado se alguém votar em outro candidato em outubro de 2014.
Comentários
Postar um comentário