Pular para o conteúdo principal

Calcanhar de maracujá

Calcanhar de maracujá é uma doença causada pela entrada da larva da mosca-varejeira na pele ou em outros tecidos e cavidades do indivíduo, como olho, boca ou nariz.
Cientificamente ela é chamada de miíase, mas popularmente é conhecida como bicheira, podendo também afetar animais domésticos, como cão ou gato, e animais de criação, como porco ou vaca.

Causa do calcanhar de maracujá

O calcanhar de maracujá é causado pela entrada da larva da mosca varejeira no corpo do indivíduo, podendo acontecer quando o paciente anda descalço.

Sintomas do calcanhar de maracujá

Os sintomas do calcanhar de maracujá são:
  • Coceira local;
  • Dor em pontada.
Após a entrada da larva, o local fica avermelhado e um pouco inchado, com um furinho no meio, por onde a larva respira.

Fotos do calcanhar de maracujá




A primeira imagem representa o calcanhar de maracujá, já a segunda foto é da larva que provoca a doença.

Tratamento para calcanhar de maracujá

Em geral, o tratamento para o calcanhar de maracujá é feito através da retirada dos vermes da região com auxílio de uma pinça, toma de remédios antibióticos orais, como Ivermectina, ou uso de pomadas antibióticas para matar os parasitas.
No meio rural é comum colocar um pedaço de bacon em cima da ferida para que a larva saia.

Como se pega o calcanhar de maracujá

Existem 2 formas de pegar o calcanhar de maracujá:
  • A mosca varejeira pousa numa ferida e deposita seus ovos, que irão transformar-se em larvas;
  • A larva da mosca entra na pele e se desenvolve nesse local.
Normalmente é possível observar um buraco no local onde a larva entrou, pois ela precisa respirar.

Calcanhar de maracujá tem cura?

O calcanhar de maracujá tem cura mas para alcançá-la é preciso seguir corretamente o tratamento proposto pelo médico e manter as moscas varejeiras longe. Um bom método para espantá-las é utilizar a aromaterapia com óleo essencial de citronela ou de limão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca negra põe larva que apodrece a pele humana

Se você for uma pessoa sortuda, talvez nunca se depare com a larva da mosca negra, que traz consigo a triste sina de crescer sob a pele humana e apodrecer o local aonde ela se desenvolve. Abaixo,  imagens chocantes, contendo mais detalhes sobre isso. Não perca

Como fazer um coque simples, lindo e diferente

Criado pelo expert Evandro Ângelo, do salão C.Kamura em São Paulo, o coque básico ganha estilo com as pontinhas dos fios à mostra e o detalhe dos grampos Um coque simples, com muito glamour e fácil de fazer. Ideal para as fashionistas e para mulheres que adoram se destacar. Faça um rabo-de-cavalo "penteando" os fios com a mão, dispense o pente e a escova para ficar muito certinho. Prenda o rabo-de-cavalo com o truque do elástico usado pelos cabeleireiros para não estragar os fios: estique um elástico e coloque um grampo em cada extremidade. Fixe um dos grampos na base do rabo de cavalo, na posição vertical, dê uma ou duas voltas com o elástico em volta do cabelo e fixe o outro grampo para finalizar, também na vertical. Torça o cabelo todo fazendo um coque bem justo e deixe solta uma parte mais larga (das pontas) de propósito - essa é a graça. Prenda o coque com três grampões paralelos para finalizar. O efeito é muito bonito, e cai como uma luva par...

Garoto morre após se masturbar 42 vezes seguidas

Uma tragédia chocou os moradores de Rubiataba, interior do Goiás. Um adolescente de 16 anos morreu após se masturbar 42 vezes sem parar. Segundo relatos, ele havia começado por volta da meia noite, e virou a noite toda fazendo as sequencias de masturbação sem dar intervalo. Terminava uma e começava outra. A mãe do menino já desconfiava de sua compulsividade por praticar o ato. “Era de hora em hora, igual o resultado da tele-sena, já tinha programado até de leva-lo ao médico”, contou a mãe do jovem. Na escola onde o adolescente estudava, os colegas de classe fizeram uma homenagem. Uma de suas colegas, disse que o garoto era tão compulsivo que sempre lhe pedia para ligar a Web-cam, pela internet, de madrugada. No computador do adolescente foi encontrado cerca de 17 milhões de vídeos eróticos e de 600 milhões de fotos.