Quem nunca ouviu alguma amiga falar de um produto que faz bem para as unhas, ou de hábitos que as deixam mais fracas?
Então hoje vou mostrar pra vocês verdades e mitos sobre as unhas!
1) Hidratantes corporais não servem para as unhas.
Mito! Como a unha é um tecido flexível, mergulhar em água morna e em seguida passar um hidratante ajuda a absorver a água das células que formam a unha.
2) Tirar cutícula é errado.
Verdade! A cutícula é uma pele acumulada nas unhas, feita de uma proteína que funciona como uma barreira de proteção, a queratina. Portanto, protege a matriz das unhas da ação de substâncias nocivas e microorganismos.
3) A cor natural da unha não tem ligação com a nossa saúde.
Mito! A mudança de cor das unhas pode te ajudar a detectar problemas de saúde. Veja o que pode representar cada mudança de coloração das unhas:
Unha amarelada: Micoses, diabetes e males do fígado. Além de ser freqüente em unhas de fumantes
Unha esbranquiçada: Anemia, carência de proteínas e zinco, alergias (a esmaltes, sabões ou detergentes), micoses, traumas na hora de tirar a cutícula ou disfunções renais. Porém as manchas também podem surgir espontaneamente
Unha marrom: Pode ser decorrente de traumas ou fungo. Pode ser comum nas unhas dos pés, prejudicados por sapatos apertados, principalmente de bico fino. Se toda a unha for atingida, pode ser sinal de um câncer de pele chamado melanoma.
4) O uso ininterrupto de esmalte resseca as unhas
Verdade! As unhas precisam de um tempo mínimo de três dias sem esmalte para ‘’respirarem’’, e esse intervalo previne contra manchas,unhas fracas e quebradiças.
5) Passar hipoglos nas unhas ajuda no crescimento
Verdade! Pode parecer estranho, mas funciona. Tire o esmalte no mínimo um dia antes de fazer as unhas e deixe a pomada nas unhas por uma hora. Se elas são fracas e costumam quebrar com facilidade, você vai notar uma grande diferença!
Comentários
Postar um comentário